domingo, 26 de junho de 2011

Paper Foudation

Meu trabalho atual é paperfoudation. O trabalho em paper consiste basicamente em seguir um desenho determinado em um papel. Desde o ano passado venho me dedicando a esse tipo de trabalho, pois para quem não tinha muita prática na máquina de costura esse exercício ajuda bastante na coordenação e domínio desse instrumento, que a principio me parecia indomável. Seguindo o tracejado e a numeração do desenho a imaginação pode ir longe. De repente surgem desenhos lindos!

Eu ainda não decidi o que farei com os blocos que confeccionei essa semana, em um primeiro momento pensei em uma almofada, que mesmo sendo um trabalho pequeno pode ser um objeto especial. Depois achei as combinações de cores tão bonitas que pensei em aproveitar e fazer alguma coisa maior, manta, colcha, ..o problema é que não tenho grande quantidade dos tecidos que estão sendo usados. O que fazer? Querem me ajudar a escolher?

quinta-feira, 23 de junho de 2011

1ª Postagem - Colcha de Retalhos e Patchcolagem

Patchwork foi uma descoberta que mudou minha rotina e meus interesses. Ele chegou ano passado em minha vida e tudo passou a ser diferente. Eu já sonhava há algum tempo em poder me aventurar pelos caminhos da "costura", contudo não me achava capaz de enfrentar a máquina, linhas, agulhas, entre outros objetos que não faziam parte dos meus brinquedinhos. Mas venho de uma família de costureiras e quando surgiu uma oportunidade abracei a ideia.

Esta colcha foi projetada em 2010 pela Querida Valéria - minha Professora de Patchwork e executada por mim. São 25 quadrados medindo 32cm x 32cm cada um com aplicações diferentes. Para as aplicações foram aproveitados retalhos de tecidos em 100% algodão de trabalhos anteriores, aplicadas em papel termocolante e posteriormente bordadas. Foi um enorme prazer fazer esse projeto e o resultado muito bonito.
Como a finalidade do projeto foi aproveitamento de retalhos não foi houve uma padronização de cores o que pode ser melhor elaborado em uma próxima aventura.